Testemunhos

Pacientes & Famílias > João Martins

João Martins

"Foi com enorme satisfação que recebi uma prótese nova criada pela maravilhosa equipa da Profª. Claúdia Quaresma do Prof. Bruno Soares e dos alunos Ana Oliveira, Duarte Gaspar, Joana Serafim e Margarida Reis) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Foi um trabalho bastante difícil, pois o meu caso de incapacidade física é único e muito complexo, não tenho dedos no pé, não tenho calcanhar e o pequeno pé (metade de um pé normal) tem muitas particularidades que durante toda a minha vida me criaram dificuldades na minha locomoção. Enfrentei durante muitos anos os sapateiros ortopédicos que apenas me arranjam botas ortopédicas com a compensação de 7,5 cm (que tenho entre uma perna e a outra) no exterior da bota e que além de não me melhorar o andar ainda me faziam feridas que duravam meses para sarar.

Até que tive a sorte de encontrar esta maravilhosa equipa com uma enorme vontade em me ajudar. Foram muitas as vezes que tivemos de reunir e a solução do problema não foi nada fácil de encontrar, mas felizmente ao fim de algum tempo acabei por receber (agora finalmente com 65 anos) algo que me vai ajuda a andar muito bem (sem dores) apenas com a prótese e umas botas normais sem nunca mais ter de passar pelos sacrifícios que tive durante toda a minha vida. Isto que me aconteceu (para mim foi um milagre) vai melhorar o meu andar para o resto da minha vida. 

Não tenho palavra de agradecimento a tantas pessoas que sem me conhecerem contribuíram para a realização deste verdadeiro milagre.

Quero agradecer diretamente a esta maravilhosa equipa (em especial à Senhora Drª Cláudia Quaresma)  e também à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa por terem disponibilizado as instalações e todo o material necessário para que se conseguisse obter este trabalho final (a prótese) que tanto vai contribuir para melhorar a minha qualidade de vida.

Julgo que foi uma experiência muito enriquecedor e por vezes emotiva, mas o empenho a motivação e muito trabalho chegámos realmente ao fim onde pudemos todos dizer que foi uma prova superada.

Muito e muito obrigado a todos nunca esquecerei o que fizeram por mim.
Bem-haja a todos."