Testemunhos

Profissionais de Saúde > Terapeuta Sandra Branco

Terapeuta Sandra Branco

"Enquanto terapeuta ocupacional no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULS Gaia Espinho, identifiquei a necessidade de criar uma ferramenta simples, sistemática e integradora que facilitasse a comunicação com os nossos doentes, especialmente em contexto hospitalar agudo com múltiplas sequelas – num ambiente muitas vezes vivido com sentimentos de confusão, despersonalização e sobrecarga emocional.

Foi neste contexto que nasceu a ideia de uma pulseira amovível de comunicação, pensada para ser utilizada tanto pelos profissionais de saúde como pelos doentes. A pulseira é interativa, com peças amovíveis por íman, promovendo uma comunicação mais clara, acessível e segura em situações de fragilidade clínica e organizada entre os profissionais envolvidos na reabilitação do doente.

Este projeto, inicialmente "pensado pelos olhos" da Terapia Ocupacional, evoluiu para uma colaboração ativa com a Terapia da Fala, resultando num recurso partilhado entre diferentes profissionais e continuamente aperfeiçoado com base na prática clínica. À medida que vamos utilizando e avaliando a pulseira, identificamos novas oportunidades de melhoria, como a futura integração de símbolos ligados à rotina dos doentes, para uma abordagem ainda mais personalizada e funcional.

A pulseira é uma ferramenta versátil, com potencial para ser integrada em múltiplas patologias que envolvem comprometimento da comunicação, linguagem e/ou fala, sendo um contributo importante para uma avaliação e intervenção mais eficaz, sistemática e centrada na pessoa.

Este projeto conta com o apoio do 3D Printing Center for Health, responsável pela confeção das peças, e é um exemplo do que podemos alcançar através da colaboração e da inovação nos cuidados de saúde.
Mais do que uma ferramenta de apoio, esta pulseira representa um compromisso com a humanização dos cuidados, com a equidade na comunicação e com a excelência na reabilitação hospitalar."